ECI-UFMG
CURSO: Museologia
DISCIPLINA: Função Social dos Museus
PROFESSOR: Luiz Henrique Assis Garcia
NOMES: Ana Cristina Matias
Anita Helena Vieira de Souza
Junia Mara A. de Souza
Luciano
Maria Bernadete de Almeida Assis
A função social da museologia é uma reflexão a respeito dos espaços museais enquanto lugares de crítica social e política, os museus guardam em suas coleções os traços de uma memória que gradativamente representa um locus do que, de alguma forma será guardado.
As discussões que motivaram esse trabalho levam em consideração a relação entre o estar no museu e a construção das narrativas sobre o que representa esse espaço para a sociedade. Assim as reuniões técnicas se fizeram no sentido de refletir a respeito da ocupação dos espaços museais de forma crítica e democrática.
O presente relato propõe analisar a atividade de campo no Acervo de Escritores Mineiros localizado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais, o acervo é um equipamento permanente de exposição e pesquisa que tem por sua guarda livros, documentos e objetos de escritores referenciais da história literária de Minas Gerais.
Essa intervenção é o encadeamento da pesquisa realizada em 2016 na disciplina Usuários da Informação que teve como objeto de estudo a avaliação de público de diversos espaços da Universidade, a partir desse diagnóstico realizado na Escola de Letras da UFMG, observou-se que grande parcela dos estudantes não conhecem ou nunca visitaram o acervo dos escritores mineiros. Conforme o gráfico gerado na pesquisa.
O objetivo central da mediação é promover a apresentação do espaço visando contribuir para a formação de público com finalidade de conhecimento e pesquisa, na busca de novas possibilidades de estudo do patrimônio universitário.
Para isso, foi proposto uma visita mediada como forma de apresentação do acervo, houve ampla divulgação entre os meios do público-alvo, a comunicação se deu pensando nas possibilidades de uso do espaço, houve a apresentação dos escritores e de seu acervo, a visita foi guiada seguida de discussões a respeito das obras, ao final os participantes puderam apresentar suas impressões sobre o acervo e em relação a visita.
Foram ainda instalados na FALE e na praça de serviços trechos literários dos principais autores do acervo, promovendo o chamamento para o conhecimento do espaço.
As avaliações do trabalho foram positivas mesmo que não tenhamos atingido amplamente o público desejado, observou-se que o espaço do acervo é atraente para os visitantes e a mediação é uma boa forma de causar interesse.
Contudo pode-se avaliar que uma boa forma de divulgação do acervo foi a instalação de painéis na Universidade, pois, esse recurso gera curiosidade dentre os estudantes.
Email para divulgação: acemg@bu.ufmg.br
Telefone para divulgação: (31) 3409-6079
Nenhum comentário:
Postar um comentário