Diversas Musas

24/01/2014



Uma sugestão interessante de navegação na internet é o site Era virtual museus. Ele permite que as pessoas visitem virtualmente vários museus nacionais de referência, como por exemplo, o Museu de Artes e Ofícios, da República, Abílio Barreto, Casa de Guimarães Rosa, do Diamante, da Inconfidência, entre outros, passando por cada sala dos museus e apresentando, ao longo da navegação, uma narrativa particular de cada ambiente expográfico e informações específicas de alguns objetos. O site ainda está em construção e em constante mutação e em breve mais museus irão compor as opções de visita virtual. Este projeto é resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura com o objetivo de ampliar consideravelmente o alcance sociocultural das exposições. Não há dúvidas de que este tipo de instrumento é válido e ajuda na difusão do conhecimento e na valorização das instituições museológicas, valores culturais que ainda precisam de muito incentivo em nosso país. Mas a visita virtual não substitui, de forma alguma, o prazer da visita física, a qual realmente proporciona a relação sujeito-objeto patrimonial. Levando em consideração as reflexões de Maria Isabel Leite, a visita virtual ou a visualização de objetos pelo CD-ROM e internet se compara a ver um vídeo ao invés de ir ao cinema, ou assistir a uma peça na escola ao invés de ir ao teatro. “O teatro não vai até a escola – sua ambientação, sua arquitetura, seu cheiro, sua temperatura, seu glamour, as pessoas que ali estão... isso é insubstituível.” (LEITE, 2005. p. 24).

Visite o site: www.eravitual.org



17/01/2014

Um pouco do Museu Paulista da USP




O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, tem como função central salvaguardar uma parte importante da história nacional que foi a Independência do Brasil, episódio marcado por múltiplas visões e versões, possuindo interpretações que tanto glorificam quanto desconstroem a heroicização deste momento. O edifício que abriga o museu foi construído entre 1885 e 1890, às margens do Riacho do Ipiranga, inspirado na arte renascentista e contando com o apoio das diferentes camadas sociais do contexto. Inicialmente concebido como um museu de história natural, foi no início do século XX que assumiu também uma vocação histórica e de valorização dos feitos dos paulistas no passado. 




O Museu Paulista enaltece os bandeirantes como heróis desbravadores e benfeitores da exploração do interior do Brasil, caracterizando-os com aparências militares, percepção que se cristalizou principalmente no ensino escolar sobre esse contexto e que hoje tem sido muito revista e questionada pelos historiadores, revelando que a História é, na verdade, um campo de disputas constantes. E é isso que alimenta os museus. O Museu Paulista também apresenta elementos e objetos a fim de discutir o passado da economia cafeeira, da escravidão e abolição, da vida social, da imigração e industrialização que proporcionaram mudanças profundas na realidade urbana de São Paulo e do Brasil com a burguesia e os operários. As publicações e anuários da instituição são fontes de pesquisas importantes nos campos da História, Sociologia e Museologia contemporâneas. Atualmente o Museu Paulista se encontra fechado para obras.

Visite os sites abaixo com um episódio da série Conhecendo Museus que apresenta um pouco do Museu Paulista da USP e também o site oficial da instituição.


Site da instituição: 








06/12/2013
Vídeo que reúne algumas das obras pintadas durante a 2a. Guerra Mundial nas paredes da Linha Maginot, complexo francês de bunkers e estruturas defensivas. Quem tiver mais interesse pode visitar o site Maginot Line Archiv.






09/11/2013

Aproveitando que esta página tratou recentemente do Museu da Inconfidência, eis o clipe da canção "Anima" de Milton Nascimento, filmado justamente na escadaria desse museu, em Ouro Preto.



Um milhão de visitantes no Rijksmuseum

Para celebrar um milhão de visitantes, o Rijksmuseum, em Amsterdã/Holanda, publicou um video com imagens postadas na internet pelos seus visitante. Veja que interessante:

--\\//--

09/04/2016
Documentários sobre artistas consagrados ou períodos da História da Arte, online e gratuitos. Tudo muito canônico, mas nem por isso menos interessante. Muitos pertencem à série "Grandes Artistas", muito bem cuidada. Link para a postagem do site História Hoje, aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário