segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Intervenção na Casa do Baile [Função Social dos museus 2019]

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
ECI – Escola de Ciência da Informação
Curso: Museologia
Disciplina: Função Social dos Museus
Professor: Dr. Luiz Henrique Assis Garcia

Alunos: Aline Melo, Cristina Fonseca, Daniela Tameirão, Nárrima Nacur, Marco Antônio Ferreira e Ronaldo Rodrigues


INTERVENÇÃO NA CASA DO BAILE























A proposta de intervenção foi realizada na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, visando por uma mediação educativa e cultural. Foi realizada concomitantemente à programação da 13ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus por dentro, por dentro dos museus”. 


A ação foi executada, em especial, com os funcionários de estabelecimentos comerciais próximos que utilizam o horário do almoço para descanso e contemplação da paisagem da lagoa nos bancos próximos à Casa. Consistiu na disposição de 11 esteiras no jardim externo, com vista para a lagoa e a Casa. Em cada esteira havia uma foto antiga da Casa ou de seus arredores e uma frase: “Esta esteira é para você descansar. Fique à vontade! E esta foto? Você sabe onde é?”. O grupo ficou espalhado pela área da intervenção observando, disponível para a abordagem e o diálogo sobre a ação. A finalidade foi proporcionar, a essas pessoas um maior grau de percepção da conformação do espaço do centro de referência. 



Foi constatado por meio das observações feitas e de alguns diálogos com os frequentadores, que: a própria construção (edificação em estilo moderno, ponte, ilha,) parece ser um inibidor para a utilização da Casa; os frequentadores do entorno da Casa no horário de almoço querem simplesmente “curtir” o ócio e que a maioria desconhece a real função da Casa. Além desses fatores, houve também muitos elogios feitos pela intermediação que permitiu melhor conhecimento sobre à Casa do Baile e o conforto que as esteiras promoveram. Assim, a intervenção se mostrou positiva proporcionando o uso do espaço de maneira incomum e oportunizou ao público vivenciar o urbano e o seu entorno o que fez com que o museu cumpra sua função social além-muros. 


Fotos da Intervenção 


Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, urbanismo e Design 



Pampulha – Belo Horizonte / MG – 04/09/19





Referências bibliográficas:

EIDELMAN, Jacqueline; ROUSTAN, Mélanie; GOLDSTEIN, Bernadette. O lugar público: sobre o uso de estudos e pesquisas pelos museus. São Paulo: Iluminuras: Itau Cultural, 2014.

GONZÁLZ, L. Los museos como herramientas de transformación...in: JUNIOR, José do Nascimento (org.) Economia de Museus. Brasília : MinC/IBRAM, 2010.

JEUDY, Henri Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário