sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Museu do Mês - Museu do Samba Carioca

O Museu do Samba Carioca foi criado em maio deste ano visando preservar, estudar e difundir a cultura sambística e afro-brasileira nacional. Após o reconhecimento do gênero musical popular e suas matrizes (partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo) como Patrimônio Imaterial da Humanidade no ano de 2007, a demanda pela criação do museu surge e a equipe do Centro Cultural Cartola envia a proposta de cadastro do museu ao IBRAM. No presente ano, 2013, a autarquia federal concede ao CCC a chancela de Museu do Samba Carioca.



Desde então, toda a equipe e principalmente a da pesquisa vem desenvolvendo o trabalho de identificação e comunicação do acervo museológico, digitalização e guarda do acervo bibliográfico e atendimento a pesquisadores, visitantes espontâneos, escolas e grupos interessados. A missão do museu é estudar e promover o legado sambístico, entendendo este como manifestação cultural oriunda da parcela pobre e marginalizada da cidade do Rio de Janeiro, preservar tais manifestações através do registro de depoimentos de baluartes e mestres, difundir a importância do poeta Cartola para a Mangueira e sua contribuição para a música popular brasileira e transformar a realidade de crianças e jovens oriundos principalmente do entorno da comunidade da Mangueira com a realização de oficinas de música, esporte e dança.




Nossas instalações estão abertas ao público, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h para visitação. Agende sua visita ao Museu ou ao Centro de Referência de Pesquisa do Samba.
Será uma surpresa agradável!
Em nosso espaço ainda temos uma lojinha de souvenirs!






Entre em contato através do telefone 
(21) 3234-5777
ou cartola@cartola.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário