A instituição não foi escolhida por acaso, já que muitos fatores contribuíram para a escolha do grupo, alguns como: ser um espaço de divulgação científica; um museu que pertence à Universidade Federal de Minas Gerais e estar localizado no Circuito Liberdade. Somente esses motivos já seriam suficientes para a escolha, já que a intervenção é, principalmente, um questionamento sobre as figuras hegemônicas que representam o meio científico. Mas o grupo não parou por aí.
Uma das integrantes, bolsista da instituição na área de estudos de público, forneceu ao grupo informações muito relevantes que foram fundamentais para a escolha definitiva do Espaço do Conhecimento como objeto de intervenção neste trabalho. A instituição, a partir de pesquisas de público, possui dados que foram levados em consideração, sendo eles: mais da metade do público que visita o Espaço do Conhecimento são mulheres, muitas delas que foram ou são estudantes universitárias. Ou seja, a instituição possui um público majoritariamente feminino e que está incluído, de alguma forma, no meio científico, mas uma pergunta ainda permanece: Onde estão essas mulheres cientistas dentro de um espaço de divulgação da ciência?
As respostas, o grupo busca trazer dentro da intervenção realizada.
A intervenção foi feita utilizando cartazes em tamanho A4 que trazem os rostos e contribuições dessas mulheres para a ciência. É importante ressaltar que um recorte interseccional foi feito pelo grupo, ou seja, na intervenção tratamos sobre mulheres negras, indígenas e da comunidade LGBT, nessa tentativa de pautar outras minorias sociais no campo científico e acadêmico. Além disso, tivemos como inspiração uma intervenção realizada no prédio da Escola de Ciência da Informação da UFMG, promovida pela Rede Museologia Kilombola, que questiona o espaço dos negros dentro da Museologia e do campo da ciência, trazendo uma discussão sobre uma perspectiva museal antirracista.
Intervenção realizada no prédio da Escola de Ciência da Informação da UFMG pela Rede Museologia Kilombola |
Referências
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