sábado, 13 de abril de 2019

Os gabinetes de curiosidades e a formação das coleções particulares - Tipologia de museus 2018

Universidade Federal de Minas Gerais 
Escola de Ciência da Informação 
Disciplina Tipologia de Museus 
Curso Museologia 
Prof. Luiz Henrique Assis Garcia

Alunos: Aline Melo, Daniela Tameirão, Marco Antônio Ferreira, Maria Regina Amaral e Sulene Alves.

Os gabinetes de curiosidades e a formação das coleções particulares

“Toda paixão beira o caos, a do colecionador beira o caos da memória.”
(Walter Benjamin)



 As coleções de curiosidades dos séculos XVI e XVII se mostrariam um verdadeiro motor da secularização, multiplicaram-se pela Europa, cada uma constituindo uma enciclopédia da natureza, de conhecimentos que não dependiam da Igreja. Inovações tecnológicas, como a imprensa, e progressos na construção naval e na navegação facilitaram o comércio em todo o mundo e trouxeram artigos mais baratos para a Europa. As coleções progrediram em toda a parte onde o comércio floresceu.

Junto com o crescente espírito científico do Renascimento na segunda metade do século XVI, veio uma grande quantidade de coleções que procuravam explorar e representar o mundo como ele parecia àquela altura. O studiolo já não correspondia à necessidade de compreender a simples exuberância do novo em todas as suas formas estranhas. O ato de colecionar transfigura-se em compreensão de tudo o que há no mundo.

Para saber mais das histórias de notáveis colecionadores ao longo dos séculos, onde as diferentes categorias dos gabinetes de curiosidades mostravam às posições sociais, a riqueza, a instrução de seus proprietários, assim como as particularidades nacionais e, ainda, os interesses e gostos pessoais de cada um, visite o site Ter e Manter.   Acesse: https://museugabinetecurio.wixsite.com/teremanter

Nenhum comentário:

Postar um comentário