domingo, 22 de fevereiro de 2015

MHNJB – História e Acervo [Tipologia 2014]




Autores/alun@s: Silvia Maria Nascimento Amarante;Edison Augusto Andrade Lima
Disciplina: Tipologia de Museus
Prof.: Luiz H. Garcia
Curso: Museologia ECI/UFMG
 



MHNJB – História e Acervo


Terceira maior área verde em Belo Horizonte, exposições culturais e rica fauna e flora, este é o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB). O Museu que atualmente é uma instituição vinculada a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possui um vasto acervo (cerca de 70 mil peças) que retratam o homem e sua interação com a natureza, abrangendo assim uma grande área de interesses como arqueologia pré-histórica, etnologia indígena, arte popular, Iconografia e muitas outras áreas de interesse. Inclua-se o fato de se estar inserido em uma área verde de mais de 600.000 m² de área verde e já se têm muitos bons motivos para a visitação de tal espaço.
Imagem: Entrada do MHNJB/UFMG




HISTÓRIA
Antes Fazenda Boa Vista, propriedade da família Guimarães. Desapropriada no início do século XX pela Comissão Construtora de Belo Horizonte, que seria a nova capital do estado mineiro, foi adquirida pelo mesmo e denominada Horto Florestal. Em 1912, Estação Experimental da Agricultura objetivando o impulso agroindustrial; Em 1953, o reconhecido Instituto Agronômico que apesar de seus vários benefícios para a sociedade acabou sendo fechado devido a falta de recursos tento seu terreno dividido entre várias entidades entre elas a UFMG.
CRIAÇÃO
Em 28 de fevereiro de 1968, O ato conhecido como Reforma Universitária, gerou entre várias medidas, a criação de um Museu de História Natural vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.
Através de dois termos de comodato entre o estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinados nos de 1969 e 1973 foi constituída a atual área do museu de 600.000 m²



Em 1994, o Museu perde sua ligação com o ICB e IGC transformando se em um Órgão Suplementar de responsabilidade direta da Reitoria da UFMG. Posteriormente a criação e aprovação de um Regimento Interno, um verdadeiro marco em sua história, facilitou os processos administrativos, bem como tornou possível um maior crescimento financeiro do atual Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG).O acervo do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) contam com aproximadamente 70.000 peças da coleção de arqueologia, paleontologia, mineralogia, mudas e plantas, espécies de animais como os de morcegos e cágados que foram adquiridas e incorporadas através de coletas e doações ao longo da existência da instituição.

ESPAÇOS EXPOSITIVOS E ATRAÇÕES


O MHNJB conta com 7 espaços expositivos, além do espaço pra exposições temporárias. Um Espaço Natural que conta com jardim botânico, diversas trilhas, viveiros de mudas e estufas, lagos e nascentes. Soma-se a isso tudo a obra do artesão Raimundo Machado que ergueu os presépios do Pipiripau (atualmente em reforma, mas que podemos vê-lo em funcionamento neste link:https://www.youtube.com/watch?v=sKqoel1rY5I)

e  o Pipiripin que foi feito com o objetivo de ser a “sala de espera” para as pessoas que iam ver o Pipiripau. Segue uma pequena vídeo sobre:




O mais recente espaço implantado no museu é o Espaço Interativo Ciência da Vida que alcança uma mudança transformadora dos espaços tradicionais com tecnologia fazendo com que o visitante relaciona com a exposição, descobrindo e sentindo o funcionamento do corpo humano. Entretanto o museu não possui apenas um espaço tecnológico e de sentidos e sim abriga um novo espaço que faz uma comunicação com destino de trazer pessoas de qualquer idade.

Horários:
- de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h;
- sábado e domingo, das 10h às 17h.
Obs.: O MHNJB está fechado para visitas às segundas-feiras.

Videos de interesse:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário