Escola de Ciência da Informação – Graduação em Museologia
Disciplina: Função Social dos Museus - Atividade: Trabalho Final
Professor: Luiz Henrique Garcia de Assis
Autora: Camila Pinho
A história da concretização da instituição museu no Brasil teve seu inicio, como já muito estudado na museologia, com a vinda da corte Portuguesa e da família imperial para as colônias no ano de 1808. Com intuito virado primeiramente para a corte, o Museu Nacional fundado no ano de 1818, também teve um imenso impacto para a documentação e estudo das Américas vinculado principalmente com o estudo das ciências naturais do novo mundo. O local desenvolveu uma série de pesquisas da fauna e da flora até então desconhecida pelos europeus, o que acabou auxiliando para o desenvolvimento da então colônia e também da América Latina onde se documentou grande parte da história de todo um novo continente através da ciência.
Porém, é apenas após a segunda metade do século XIX, que se começa a debater a ideia a utilidade do museu para a sociedade. No caso dos museus de ciências, inicialmente a proposta era a divulgação para o grande publico de suas coleções e conhecimentos. Já no inicio do século XX, começou-se a trabalhar a ideia de democratização e de uma maior participação do público crescente.
Com a chegada da década de 1980, começou a surgir no Brasil, as primeiras aparições de museus de ciências e tecnologias com um caráter voltado para se desenvolver uma comunicação com o indivíduo. A ideia de comunicação se soma com a ideia de promover a educação através do museu para assim, se alcançar uma difusão cultural para um público cada vez maior e diversificado.
Olhando o contexto histórico dessa maior propagação de museus de ciências e tecnologias na década de 80, é visto que, após a grande guerra, o desenvolvimento tecnológico e científico no mundo atingiu um imenso impulso criando milhares de novas vertentes e formas de ciência. O mundo se viu desenvolvendo em massa, ideias e questões voltadas ao desenvolvimento científico no final do século XX. Um pouco antes, no período da década de 1960, o papel de muitos museus de ciências era difundir princípios científicos e tecnológicos para difundir princípios científicos e tecnológicos induzindo carreiras voltadas para a ciência.
Voltando para a atualidade, se entende a importância desses locais para o registro histórico do continente. Mas, acima de tudo, levando em consideração todo o contexto atual e toda a conjuntura política que impacta o mundo inteiro, os museus de ciências e tecnologias tem sido de grande importância para se entender a grande crescente de agressões ecológicas que é visto por todos. Em um país vendo seu fim através de queimadas, barragens rompidas, secas e milhares de efeitos climáticos no cotidiano, é de extrema importância ter conhecimento na área da ciência para se pensar meios sustentáveis, pesquisas, estudos e formas de combater e “freiar” os impactos disso para o planeta.
E é o papel do museu divulgar esse conhecimento científico para a nação, principalmente para a grande maioria que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre. Logo, a organização e expografia de um museu de ciências, a dedicação e o olhar para a cenarização, o uso de esquemas e dioramas, fotografias e outras ferramentas, é de extrema importância para conseguir passar um conhecimento coeso e eficiente para se atingir o máximo de público possível como se é o objetivo.
Pensar sobre os museus de ciências do Brasil, é reconhecer o quanto ele impactou e impacta na construção, na documentação e na preservação do país e como este é um dos maiores mecanismos de se passar uma informação extremamente essencial para o nosso futuro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário