sábado, 13 de abril de 2019

O Construtivo Poder Desconstruidor da Arte- Tipologia de museus 2018


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA
TIPOLOGIA DE MUSEUS
Prof. LUIZ HENRIQUE GARCIA

[ Grupo 5]

O Construtivo Poder Desconstruidor da Arte

 
O leitor de The Rape of Europe (Europa Saqueada), de Lynn H. Nicholas, percebe o trabalho sistemático do Reich para perseguir artistas, destruir obras, invisibilizar estilos e estabelecer outros. A arte que não estava de acordo com o ideal nazista era chamada de degenerada, silenciada e substituída pela que era considerada arte pura.
No mesmo século, mas anos e quilômetros distantes, a tropicália se erguia no Brasil como um confronto ao totalitarismo do período militar. A intenção: dialogar o que é tradicionalmente brasileiro com uma vanguarda artística estrangeira, usando jogos de palavras, cores, artes plásticas, influências de outros estilos, e, principalmente, música. Como descrever a aventura auditiva de um álbum como Panis Et Circencis?

Hitler sabia o poder da arte para construir a realidade, assim como Caetano Veloso e Gilberto Gil sabiam de seu poder subversor.
O que aconteceu nos exemplos acima são processos simbólicos visando resultados políticos, sociais. Construir e fortalecer, ou e destruir e substituir "paisagens mentais" através da arte.




















De Napoleão pintado em pose imponente sobre seu cavalo por Jacques-Louis David em "O primeiro-cônsul Napoleão cruzando os alpes" a Till Lindemann no palco vestido de açougueiro, coberto de sangue cenográfico e com um microfone em formato de faca a idéia é a mesma:
construir uma imagem mental que transcende ao real, e estabelecê-la sobre a realidade.  


Entendemos isso quando lembramos que Pierre Bourdieu se refere ao poder simbólico como "Estruturado" e "Estruturante".

>Estruturado porque as duas figuras citadas, o líder político francês e o vocalista alemão criaram imagens que fazem parte de um imaginário crível, palatável. Uma roupa suntuosa e um cavalo poderoso, sangue e avental de açougueiro, são símbolos que as pessoas conhecem e reconhecem o significado. 
>Estruturante porque a partir de símbolos conhecidos é criada uma nova realidade, que se impõe sobre outra colocando características incríveis ou inesperadas no que era meramente mundano.
Vemos essas idéias subjacentes em detalhes ora mais sutis, ora mais visíveis, e hoje sabemos reconhecer. O diretor Michael Bay é criticado justamente por seu uso excessivo de jogos de câmera épicos e seu característico "Hero Shot" (onde uma câmera em movimento circular capta o protagonista de baixo para cima, dando idéia de grandeza e magnitude).
Hoje estamos atentos ao poder da arte em moldar idéias, que certamente ele não se reduz ao entretenimento. Assim como no caso da Tropicália, no exemplo a seguir temos um uso voltado ao empoderamento e emancipação.  
Não é impressionante que Paris, antro clássico de arte tradicional realize uma competição de arte urbana? Pois o bem recebido Urban Art Fair tem tido edições anuais na França, trazendo artistas de várias categorias para uma apresentação e competição baseada na iconografia das ruas.

Fubiz Media, Galerie Bartoux.

Ora, como tudo isso se comunica? A arte, em algum momento, teve seu poder sobre o imaginário coletivo entendido, amplamente utilizado, e a partir do século XX esse poder foi reconhecido institucionalmente. Museus têm a vocação de garantir acesso e preservação da história, assim como desenvolvimento social.   
Ainda que haja um longo caminho pela frente, hoje sabemos o poder emancipador de um museu ter hip-hop em seu auditório, ou Grafite em seu acervo. Sabemos o poder vocal de  uma cidade como Paris exibir artes urbanas como tão relevantes quanto as de artistas tradicionais.
Concluindo: o poder construtivo da arte é uma ferramenta para a perpetuação e manutenção da distinção social, mas, igualmente, sua capacidade destrutiva é uma alternativa, e muitas vezes a única, de subversão contra uma realidade impositiva. 

The Rape of Europa, Lynn H. Nicholas.

O Poder Simbólico, Pierre Bourdieu.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário