alun@s/autores: Hudson Dias, Isabela Caroline, Lucília Miranda, Luiz Otávio, Thaís Souza e Túlio Rosa
Disciplina: Tipologia de Museus
Prof.: Luiz H. Garcia
Curso: Museologia ECI/UFMG
Ecomuseus:
Patrimônio a serviço da sociedade
Ao decorrer dos anos a importância
de se preservar o legado e as conquistas das sociedades humanas, foi posto em
debate pelos diversos profissionais deste vasto campo. A evolução conceitual da
palavra patrimônio e o aparecimento de diversas tipologias de instituições que
trabalham com a salvaguarda do patrimônio foram determinantes para esse enfoque
da comunidade científica na necessidade de se preservar o patrimônio natural e
cultural.
A
palavra patrimônio ao longo dos anos teve o seu conceito ampliado, deixando
de abarcar somente os bens materiais e passou a tratar o patrimônio em sua totalidade
tanto material quanto imaterial (monumentos, tradições, ritos, práticas
sociais, atividades, bens e serviços culturais). Ao expandir o alcance do que é
considerado patrimônio é possível preservar a memória coletiva e reforçar o
sentimento de identidade da sociedade que se apropria de seu patrimônio. O
patrimônio cultural pode vir a ser preservado por um conjunto de ações que
podem garantir a sua permanência com os diversos valores e significados
artísticos, científicos, históricos ou simbólicos na vida de certa comunidade
ou de determinado lugar.
O museu é um dos lugares onde esse
patrimônio cultural pode ser guardado, conservado e comunicado. Analisando-o seguindo o pensamento de
Waldisia Rússio, em que ela define o museu como sendo o lugar onde ocorre:
“A relação profunda entre o homem,
sujeito que conhece, e o objeto, testemunho da realidade. Uma realidade da qual
o homem também participa e sobre a qual ele tem o poder de agir, de exercer a
sua ação modificadora.” (RÚSSIO, 1984 p. 60).
Ou seja, o espaço físico onde o
homem se aproxima e se relaciona com o seu patrimônio, com a sua cultura, e com
a sua tradição.Observa-se o museu como o lugar onde essa relação do homem com o
seu patrimônio cultural ocorre, isso fica mais claro com o surgimento dos novos
tipos de museus como: os ecomuseus, museus de sociedade, centros de cultura
científica e museus comunitários, em que o caráter social dos museus fica ainda
mais evidente.
Os ecomuseus têm em sua concepção o
patrimônio como sendo o meio pelo qual se buscará preserva a memória de um
determinado grupo ou região.Englobando tanto o seu patrimônio cultural como o
seu patrimônio natural.
O conceito de ecomuseu foi colocado
em prática na década de 1970 na França.
Nessa tipologia de museu os próprios membros de uma comunidade são os
principais atores dos processos que irão formular a sua execução e manutenção.
O termo “ecomuseu” foi cunhado em 1971, pelo então Diretor do ICOM, Hugues de
Varine-Bohan, no contexto da IX Conferência Geral de Museus do ICOM – realizada
em Grenoble (França) e dedicada à discussão das funções do museu ao serviço do
ser humano.
O ecomuseu é o modelo contemporâneo de
museus, ele segue paradigmas atuais perpassando questões científicas e
filosóficas que criam oposições diversas ao modelo tradicionalista. O termo tem
seu prefixo “eco” que faz alusão ao entorno natural, a ecologia, e também do
entorno social, a ecologia humana.
Um dos exemplos é o Ecomuseu da Ilha da Pólvoraonde
são desenvolvidos diversos trabalhos científicos de graduação e pós-graduação,
dentre os quais, se destacam estudos sobre a vegetação, os crustáceos, as aves
e os roedores. Além disso, o CEFAM (Centro de Educação e Formação Ambiental
Marinha) utiliza a área da Ilha da Pólvora para realizar, periodicamente,
atividades práticas de educação ambiental.O prédio da ilha representa parte da
história do Exército na região. Na mostra permanente do museu, foram incluídos
alguns itens, como antigos canhões, pertencentes ao hoje chamado 6° GAC.
A Ilha da Pólvora é um espaço
natural preservado, de grande riqueza de espécies vegetais e animais. Durante
muitos anos, esteve desabitada, mas, devido à presença militar, o patrimônio
natural manteve-se intacto, permitindo a preservação. Zélia Souza, que estava
presente na inauguração, foi a primeira pessoa que nasceu na Ilha da Pólvora e,
talvez, a única nativa. Sua família morou na ilha, desde o ano de 1927 até
1934. Seu pai, Gil Sérgio de Souza, era marinheiro do escaler de guerra,
subordinado ao comando local do Exército e tinha, como função, cuidar do paiol
da ilha. Sendo assim os moradores do município de Rio Grande estão conhecendo a
Ilha da Pólvora, de fato, nos últimos 15 anos, e o objetivo do Ecomuseu é criar
uma relação de respeito e um senso preservação ambiental com os moradores de
Rio Grande.
Referências Bibliográficas:
- SOARES, Bruno
César Brulon. Entendendo o Ecomuseu: Uma nova forma de pensar a Museologia.Revista
Eletrônica Jovem Museologia – Estudos sobre Museus, Museologia e Patrimônio.
Ano 01, n°2, agosto de 2006.
- BARBUY, Heloísa. A conformação
dos ecomuseus: elementos para compreensão e análise. Anais do Museu Paulista.
São Paulo. N. Ser. v.3 p.209.236 jan./dez. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v3n1/a19v3n1.pdf
- GUARNIERI, WaldisaRússio. Texto
III. In: ARANTES, A. A. (Org.). Produzindo o passado: estratégias de construção
do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 59-78.
- Museus e Centro da FURG.
Disponível em: http://www.museu.furg.br/eco-museu-da_ilha-da-polvora.html
- Ilha da Pólvora.
Disponível em: http://www.mikrus.com.br/~classe35/ilhapolvora.htm
- Link do vídeo:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tQAniFLwm8k
Sou indicação da Isabela Caroline 🍮
ResponderExcluirSou indicação da Isabela Caroline 🍮
ResponderExcluirAchei o texto muito interessante! Também fui indicado a ler pela Isabela
ResponderExcluirLegal o texto! Vim pela Isabela também
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