O repatriamento de acervos sonoros de Madagascar
Texto: Lígia Dutra
Edição: Luiz H. Garcia
O repatriamento de acervos tornou-se um tema constante nas últimas décadas, principalmente quando se trata da restituição dos diferentes tipos de acervos sob o domínio dos países europeus para os países africanos. De acordo com os autores Karine Lima da Costa e Kimberly Terrany Alves Pires, esses movimentos em torno da repatriação tornaram-se expressivos nos últimos 50 anos, devido à percepção sobre a importância da cultura material de variados povos. Diante desse clima e em conjunto com a data comemorativa criada pela UNESCO para destacar a importância do Patrimônio Audiovisual, a Academia Austríaca de Ciências resolveu restituir acervos fonográficos fruto da coleta e pesquisa da diversidade sonora de Madagascar, realizada pelos etnólogos da Universidade de Viena, como August Schmidhofer, Gerhard Kubik, Lotte Schomerus-Gernböck, e Michael Weber, ambos com interesse na musicalidade da cultura africana [aqui para ler mais sobre o projeto].
Madagascar é um país situado próximo à costa sudeste da África, possui um panorama musical bastante diferenciado, talvez devido a diversidade de etnias, dialetos, crenças e culturas, que podem estar conectadas pela música e os objetos que a reproduzem. E depois deste contexto, que tal desfrutar um pouco da rica sonoridade coletada por estes pesquisadores? Os áudios a seguir são das regiões de Província de Fianarantsoa e Província de Toliara produzidos sob o estudo da Lotte Schomerus-Gernböck e através do link do site worldmusicstore, sinta-se livre para fruir os diferentes tipos de informações sobre a musicalidade malgaxe como as variadas cerimônias, rituais e instrumentos tradicionais classificados por August Schmidhofer, como maravony (cítara de caixa), gorodo (acordeão) e bandolim. Por fim, quem tiver o interesse, comente abaixo quais foram suas sensações, lembranças e percepções após a fruição desses arquivos sonoros.
Título Música: Convocação para a luta [para ouvir, clique]
Projeto: Schomerus-Gernböck: expedição a Madagascar 1961
Região: Província de Toliara
Conteúdo: Peça instrumental; Canções do Mahafaly com acompanhamento instrumental
Instrumento (s): Amponga2 (cilindro de cone) ; Sodivina1 (flauta longitudinal)
Execução de vogal: Cantor principal (solo vocal) ; Coro feminino (coro) , duas partes
Arquivo: B 7562 (trecho)
Duração (hh: mm: ss): 00:00:20
Título Música: Música de premiação e parabéns [para ouvir, clique]
Projeto: Schomerus-Gernböck: expedição a Madagascar 1961
Região: Província de Fianarantsoa
Conteúdo: Canções do Betsileo
Instrumento (s): Lukanga (cuspir alaúde, cancelado)
Execução de vogal: Cantor principal (solo vocal) ; Canto masculino (grupo de canto) , duas partes
Arquivo: B7568 (trecho)
Duração (hh: mm: ss): 00:00:20
Para consultar os arquivos de áudio:https://catalog.phonogrammarchiv.at/ausgabe_laender.php?sortieren=0&action=uebersicht&vonBis=0-9&id_land=28&art=alphabetisch&anfangsb=m
Fonte: site iasa-web
Disponível em: https://www.iasa-web.org/phonogrammarchiv-repatriates-madagascar%E2%80%99s-acoustic-heritage
Fonte: site worldmusicstore
Disponível em:https://www.worldmusicstore.com/collections/africa/products/mcm-3011
|
Referência:
COSTA, Karine Lima da; PIRES, Kimberly Terrany Alves.Repatriação e Restituição de bens culturais: caminhos possíveis. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, V. 6, ed. especial, p. (1-12), mar. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário