terça-feira, 25 de novembro de 2025

Exposição – Teatro FELUMA / Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas

 Exposição – Teatro FELUMA



 

Como graduandas do curso de Museologia pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), nos foi proposto na disciplina Museologia II, escolher uma instituição para a fazermos um projeto de intervenção, como uma das integrantes do grupo faz estágio na Faculdade Ciências Médicas a escolhemos para este trabalho. O grupo é composto pelas seguintes alunas do 3º período da graduação:

Helena Costa Vilela CecilioJaqueline dos Santos AlvesSofia Fernandes de Abreu PenidoRebeca Dias Alves.

A escolha da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais como foco para nossa proposta inicial, nos deu liberdade para iniciar a delinear o que gostaríamos de fazer. Inicialmente visamos fazer um estudo de público, analisar o perfil dos visitantes buscando melhorias no Centro de memória, tanto na exposição como nas mediações que são ministradas. Entretanto, esse tipo de pesquisa/avaliação já é realizada pelas instituições Feluma, assim, optamos por um caminho diferente.

Após analisar a CPA e os comentários feitos ao Centro de Memória, um se destacou, já que o denominava como “um lugar morto”, o que na visão dos que vivem cercados de história não fazia sentido, a memória representa a vida, o acervo carrega a vida de muitas pessoas que auxiliaram na estruturação da faculdade e da própria medicina mineira. Portanto, com o desejo de levar toda essa vida que enxergamos no interior da exposição e da Reserva Técnica, decidimos que a nossa intervenção social e missão, seria externalizar e resignificar esse acervo para os alunos, colaboradores e visitantes da Fcmmg.



Todos os cursos representados através do acervo do Centro de Memória:

 

Medicina

Fisioterapia

Enfermagem

Psicologia

Odontologia

Fonoaudiologia

- Laboratório Portátil de Urina

(Exposição)

- Aparelho Coluna Cervical

(Armário entrada)

- Pote de Algodão

(Exposição)

- Livro de Diagnósticos

(?)

- Conjunto 5º Cúpula

(CM Odonto)

- Audiômetro 

(Exposição)

- Caixa com equipamentos de Otorrino

- Bolsas Quentes

(Armário Entrada)

- Seringas e Agulhas 

(Reserva Técnica)


- Casinha de Boneca 

(Reserva Técnica)

- Livros 

(CM Odonto)

- Orelha ou Laringe; (Modelo Anatômico)

- Estojo de Ampolas

(Caixa A4h)

- Ultrassom

(Armário Entrada)

- Talas de madeira 

(Reserva Técnica)

- Família Terapêutica

(Exposição) 

- Tampo e pia 

(Reserva Técnica)


  

TOTAL: 17 Itens do Acervo e 2 Itens anatômicos sintéticos (empréstimo pendente).
 

Com o auxílio do nosso Professor Luiz Henrique Assis Garcia e da Museóloga Paola Andrezza Bessa Cunha, conseguimos entrar em contato com os participantes/supervisores do Instituto Cultural Ciências Médicas e apresentar nossa proposta. A exposição de curta duração: De Volta Para o Futuro Ciências Médicas, teria como objetivo principal mostrar a evolução nos modos de se praticar e aprender dos cursos oferecidos pela faculdade. O acervo selecionado seria separado em 6 cúpulas, emprestadas do Centro de Memória do Campus II da Fcmmg, utilizando cada uma delas para representar os respectivos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Fonoaudiologia.

Os expositores seriam transferidos até o Foyer do Teatro Feluma e organizados na parede lateral, em frente às paredes de vidro. As legendas seriam feitas através de um sistema de enumeração, em que se posiciona o número à frente do objeto e na cúpula a legenda completa sobre seu nome, época, curso e utilidade, para que assim não houvesse uma poluição visual. À frente de tudo, no início da exposição haveria um Banner para contextualizar os visitantes sobre tudo.

No período que a exposição estivesse disponível deixaríamos uma urna para que os visitantes pudessem expressar sua opinião, além de sugerir para que visitassem ao Centro de Memória (localizado no primeiro andar da instituição). Com o auxílio da planilha de visitantes, já utilizada no CM, e a urna, faríamos a análise para ver se o projeto atingiu seu objetivo de trazer mais pessoas para dentro do Centro de Memória e formar esse vínculo com o passado, entendendo a participação deles nessa história. Toda essa pesquisa seria disponibilizada à Fcmmg.

Gostaríamos de transmitir que um dia tudo que a Faculdade possui no acervo, já foi o cotidiano de muitos alunos e profissionais, e fazer com que percebam como hoje constroem a história que será admirada pelos futuros alunos, colaboradores, visitantes e familiares. A memória se torna viva quando se tem a oportunidade de participar dela e é perpetuada por aqueles que a admiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário