segunda-feira, 1 de junho de 2020

Extensão: parceria Engaja ECI/UFMG e Retratistas do Morro


Por Lara Prado, bolsista de extensão (out-dez 2019)


 
"No projeto Retratistas do Morro, eu tive muita oportunidade de ter contato com uma comunidade que não conhecia, aliás, não sou de Belo Horizonte, então felizmente agora tenho mais consciência da história da cidade e isso é ótimo para minha estadia no local.
Além disso, desenvolvi a habilidade de limpeza física e química de negativos que é uma atividade muito importante, significativa e interessante para mim que gosto da área. A organização também é uma habilidade muito importante para o projeto. Sou muito grata por essa oportunidade e espero que eu possa desfrutar de mais projetos incríveis como esse!"



Do editor:
Em 2019, através do projeto de extensão Engaja (ECI-UFMG)  - que tem como intuito realizar estudos  e propor ações de engajamento de público e acervo em museus públicos de Belo Horizonte,  e estende-se a  demais instituições públicas e privadas de perfil semelhante na cidade - convidei o coordenador Guilherme Cunha a apresentar o Projeto Retratistas do Morro numa aula aberta da disciplina Função Social dos Museus, da graduação em Museologia da UFMG. A partir daí firmamos uma parceria, que ainda pretendemos aprimorar, que iniciou-se pela cooperação técnica a partir da seleção de bolsista de extensão por um período mais curto, remuneradas através de recursos do "Retratistas do Morro". Foram selecionadas as estudantes de graduação em Museologia da UFMG Lara Prado e Mariana Ferreira. O depoimento da Lara, além de apresentar as atividades que realizou, deixa registrado sua apreciação do valor iniciativa para sua formação.

O projeto Engaja, a partir da intercessão entre diferentes esferas (universidade, alunos, professores, grupo de pesquisa, poder público municipal, museus e citadinos) visa promover  no âmbito da cultura e do patrimônio uma perspectiva plural e colaborativa para a construção da memória coletiva, a projeção dos museus enquanto lugares de trocas e debate , a formação de alunos e o envolvimento da comunidade externa à universidade de forma a proporcionar maior compreensão sobre os museus, acervos e o patrimônio cultural, promovendo a participação efetivamente democrática em algumas de suas atividades.
 

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