segunda-feira, 1 de junho de 2020

A volta ao mundo em 80 museus: Museu Manuelzão

“Minha vida é andar por esse país (...) Guardando as recordações. Das terras onde passei. Andando pelos sertões (...).” (Luiz Gonzaga). Esta tem sido minha sina, há exato um ano e meio, quando iniciei minha graduação em Museologia pela UFMG. Descobri que na minha sede de conhecimento poderia unir o útil ao agradável. Ciente de que a teoria vem sempre acompanhada de uma boa prática, passei a frequentar, visitar e ir em busca de Museus para vivenciar o que venho aprendendo em sala de aula, principalmente em relação as funções museológicas de pesquisa, conservação, documentação e comunicação. Nascida no coração das Minas Gerais, estado que tem aproximadamente 10% dos museus brasileiros, optei, dentro das minhas possibilidades, por conhecer alguns deles andando pelas Minas e pelos Gerais. E por falar em Gerais, venho apresentar o Museu Manuelzão, personagem do grande escritor Guimarães Rosa. É o Museu da minha terra natal, Três Marias, localizado no distrito de Andrequicé. Um vilarejo que remete aos meus antepassados, minhas origens. No meio do cerrado, usando o linguajar de Guimarães Rosa, apresenta o que há de “mió”: contos e causos, comida boa, pés de pequi, folia de reis, cavalgadas, festas religiosas, café coado, biscoito frito, belas histórias e uma boa prosa. Andrequicé é um lugar de povo acolhedor, de grande religiosidade, possui uma Igreja de Nossa Senhora das Mercês, datada de 1725. É o lugar dos grandes sertões e das belas veredas.
















 
 
 
 
O Museu Manuelzão faz parte do Projeto Memorial Manuelzão, que consiste em um conjunto de ações que visam à preservação da história de Manuel Nardi, o Manuelzão, capataz da viagem do escritor Guimarães Rosa em 1952, que, posteriormente, se tornou personagem de sua obra “Manuelzão e Miguilim.”

Instalado de 2001 a 2003, os bens culturais que compõem o museu foram adquiridos da família de Manuel Nardi e representam os hábitos e costumes cotidianos de um vaqueiro do sertão mineiro. No museu também estão disponíveis os registros das homenagens e a participação de Manuelzão em eventos e mídia. O restante do acervo ficou sobre a guarda técnica da UFMG, de 1997 até 2003, quando retornou para o Distrito de Andrequicé e, hoje, faz parte do Museu.

O local pertencia à família Nardi e foi adquirido, em 2001, pela Associação Comunitária de Andrequicé e o acervo doméstico pela Prefeitura de Três Marias, em 2003. O Museu é uma casa simples que simboliza a sabedoria e os costumes do sertanejo. É gerido pela SAMARRA – Sociedade dos Amigos do Memorial de Manuelzão e Revitalização de Andrequicé, que tem como coordenador José Antônio Vicente de Souza, um administrador e entusiasta pela preservação da cultura na região. A Semana Cultural com a Festa de Manuelzão abordando temáticas relacionadas a literatura Roseana é realizada no mês de julho e já conta com a sua 17º edição. Possui uma rica programação, parcerias diversas e animação típica em dias de muita cultura, valorização e homenagens ao vaqueiro Manuelzão. O evento corrobora as funções essenciais do Museu que é a preservação e a comunicação, por meio da educação não formal, instruindo, compartilhando e gerando conhecimentos.


Distante 276 km de Belo Horizonte, via BR 040, sentido Brasília, deixo aqui a sugestão para uma visita ao Museu Manuelzão. Valerá a pena! Como dizia Guimarães Rosa: “Felicidade se acha é em horinhas de descuido.” “O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando.” Museus são lugares de histórias e memórias. Aprender, apreender, nunca é demais!


Por Daniela Tameirão dos Santos Mota

Graduanda do 3º Período do Curso de Museologia – UFMG
Belo Horizonte, 04/12/18.

3 comentários:

  1. Obrigada Professor Luiz Henrique pela publicação. Afinal, "É junto dos bão que a gente fica mió." (Guimarães Rosa). Fica aqui o meu convite: visitem o Museu Manuelzão. Valerá a pena! (Daniela Tameirão.)

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!!!! Adorei o texto e o convite para conhecer mais nossos museus e vivê-los, afinal como diria o próprio Guimarães: “Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.” (...) “Viver é etecetera” ; )

    ResponderExcluir
  3. Ei, Daniela
    Belo texto
    Vou aceitar seu convite,irresistível, quero conhecer esse museu é ir à sua querida terra
    Eu sei o tanto que você ama museus, é muito estudiosa e sabe valorizar a memória, a história e a cultura das coisas, pessoas e lugares.

    ResponderExcluir