quarta-feira, 19 de março de 2014

Vivendo e aprendendo

Pois é, topei agora mesmo com esse texto* pra lá de bacana da Karina Kuschnir, Dez lições da vida acadêmica [link][*os desenhos também são dela], cuja lição inicial para mim é que nunca deixamos de aprender com a experiência de outros pesquisadores. Como de costume, separei alguns trechos e comentei mas incentivo fortemente a leitura do texto completo.

Journal_Page_02"Quando fui estudar para o mestrado, meu maior desafio foi não dormir lendo Marx. Li aquele capítulo do Capital sobre o fetichismo da mercadoria e pensei: ferrou! Não entendi nada. Por sorte, a Maria Claudia Coelho era minha professora na PUC e se dispôs a traduzir aquilo pra mim. E não é que o texto caiu na prova? Uma professora durona estava na banca e me perguntou: porque você escolheu Marx para responder essa questão? Respondi a verdade: não tinha entendido nada quando li pela primeira vez, e depois achei genial –  era uma questão de honra enfrentá-lo na prova! (Só não falei que o mérito era todo da Maria Claudia, pois não ia pegar bem…)
Primeira lição aprendida: quase sempre vale a pena entender um texto clássico. É por isso que se tornou um clássico. (Mas nem sempre.)"

L.H.: O verdadeiro clássico - paradoxalmente - jamais parecerá datado. Sobre esse assunto recomendo a leitura de Por que ler os clássicos, do Ítalo Calvino.

Journal_Page_05
"Na época em que tive que escolher um orientador,  expliquei para o Gilberto Velho que não poderia ser orientanda dele de jeito nenhum. Falei que não sabia nada de antropologia, nem o básico do básico. Mas ele me respondeu, o que se tornou a Terceira lição aprendida: “você sabe escrever, e isso é 50% do trabalho do antropólogo”. Minha sorte foi que logo no curso seguinte que fiz com ele, aprendi o segredo dos outros 50%: Para fazer antropologia bastava ficar o dia todo parada numa esquina, me enturmar com jovens desocupados e escrever um diário sobre isso! Quarta lição, com ajuda de William Foote-Whyte."


L.H.: Essa de ficar parado na esquina eu conheço bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário