Biologia humana e seus mistérios inspiram novo espaço de divulgação científica da UFMG
A vida humana é inspiração para um dos campos de conhecimento mais instigantes: as ciências da vida. Desde Aristóteles, o ser humano e sua saúde vêm motivando a curiosidade e a pesquisa do homem, busca por compreender a si em sua existência.A UFMG inaugura neste sábado, 24, às 10h, o Espaço Interativo Ciências da Vida (EICV), ambiente museológico que nasce justamente com o intuito de fomentar a compreensão de conteúdos científicos relacionados a esse campo de conhecimento.
A estrutura nasce com a proposta de apresentar ao público o funcionamento do corpo humano em abordagem lúdica, digital e participativa. O Espaço possui sete salas representativas da célula e dos sistemas fisiológicos e biofísicos do homem, que contam com exposições interativas: Corpo e movimento (ossos, estruturas, reações); Digestão e nutrição; Coração e circulação; Reprodução; Célula ao alcance da mão; Sentidos; e Sentir, lembrar e agir (sistema nervoso).
Montado no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), o novo ambiente de divulgação científica é dotado de modernos recursos tecnológicos e servirá de suporte para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Pré-estreia
A visitação pública só começa no dia 3 de setembro, mas quem comparecer ao Espaço neste sábado terá a oportunidade de conhecer antecipadamente suas instalações. A solenidade terá participação do reitor Clélio Campolina, da vice-reitora Rocksane Norton e do professor emérito José Israel Vargas. Logo após a solenidade, haverá apresentação do Coral Ars Nova.
Idealizador e coordenador da implantação do EICV, o professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas-Artes informa que as últimas semanas dos meses de setembro, outubro e novembro serão reservadas à visita de professores da rede pública estadual. A iniciativa é fruto de convênio com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.
O Espaço Interativo Ciências da Vida funcionará de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custarão R$ 4, dando direito a visitar todo o acervo do MHNJB. Para saber mais sobre a novidade, leia a matéria publicada no início do mês no Boletim UFMG. Mais informações no site www.mhnjb.ufmg.br ou pelo telefone 3409-7600. O MHNJB fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, no bairro Santa Inês.
Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029558.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário