segunda-feira, 14 de setembro de 2015

The Beat Goes On



Enquanto preparava meu texto para o II SEBRAMUS, a ser realizado no Recife em Novembro, encontrei muito material interessante sobre a música popular como tema de exposições. A exposição “The Beat Goes On”, foi realizada no World Museum, em Liverpool, entre julho de 2008 e novembro de 2009. A exposição aborda o patrimônio musical da região do Merseyside, através de coleções pertencentes a gravadoras, instituições e colecionadores privados.  Tendo como foco principal o chamado Merseybeat, “a exposição traz uma abordagem temática, explorando aspectos das cenas musicais do Merseyside e destacando os processos criativos por trás do fazer musical. Ela olha para os diferentes atores, sejam grandes ou pequenos, que tiveram um papel na criação dos sons de Liverpool e ajudaram a espalhar sua música ao redor do mundo”, segundo a curadora Marion Leonard.
A página inicial remete a todo material produzido [aqui].  É possível explorar diferentes materiais e recortes temáticos. Ainda não os explorei detalhadamente.
Uma das iniciativas interessantes foi a digital jukebox.  Foi feito um tipo de concurso online, disponibilizando mensalmente dez faixas de som de bandas atuais que eram votadas pelo público e as preferidas eram inseridas na jukebox de dentro da exposição, lado a lado com a coleção de gravações que ela já continha. Foi publicado um livro [dá pra ver alguma coisa no Google books].

 World Museu, Liverpool. Jun. 2015. Foto: Luiz H. Garcia




Nenhum comentário:

Postar um comentário