Realizei ontem, a convite da equipe do Museu das Minas e do Metal, uma palestra que marcou minha volta às atividades externas presenciais abertas ao público. Eis uma descrição sintética, da forma como consta no canal do Youtube do museu:
"No ano em que o Prédio Rosa, sede do MM Gerdau, faz 125 anos, o Museu traz conversas e ações ao longo de 2022 para celebrar esse edifício histórico e a cidade de Belo Horizonte, também inaugurada em 12/12/1897. A proposta desta conversa é abordar as transformações no prédio e no espaço urbano ao seu redor, destacando as modificações no uso e consequentemente nas formas de apropriação por parte dos citadinos, especialmente a partir de sua conversão em museu. Essa atividade pertence ao ciclo "Patrimônio em foco" de atividades de extensão do grupo ESTOPIM, grupo de pesquisa do Prof. Luiz Henrique Assis Garcia, convidado desse encontro, mestre e doutor em História pela UFMG, onde é professor do curso de Museologia e do PPG em Ciência da Informação da ECI/UFMG. A mediação ficará por conta de Luiza Macedo, assessora da Direção do MM Gerdau, Doutoranda e mestre (2020) em Estudos do Lazer pela UFMG."
Tenho recebido ótimos retornos de colegas e pessoas próximas que assistiram, e realmente fiquei muito satisfeito com o resultado, mérito que divido com a ótima mediação da Luiza e o trabalho da equipe que operou câmeras e computadores garantindo ótima qualidade de imagem, som, e direção da transmissão que deu dinâmica ao alternar entre a palestra em si e os slides que elaborei. Além de tudo, eu estava muito à vontade e me diverti bastante, o que pra mim não é incongruente com o rigor acadêmico de tudo que falei. Convido os leitores do blog a dar uma conferida!