Como parte das atividades avaliativas da disciplina optativa Patrimônio Cultural, Som e Museologia, propus à turma um trabalho de divulgação científica em formato aberto: áudio/podcast, audiovisual/vídeo, texto para blog. O objetivo principal era experimentar a partir dessas linguagens de comunicação e simultaneamente fazer a exposição de registros e conteúdos associados ao que estava sendo estudado e pesquisado ao longo do semestre.
Trouxe aqui dois trabalhos que atenderam plenamente as expectativas. Fica o convite aos leitores para conferir a produção, comentar e ajudar a difundir o material através dos canais da internet a que tiverem acesso.
Trabalho desenvolvido pelas alunas Anita Helena Vieira de Souza e Carina Rafaela de Camargos Manoel
Versa fundamentalmente sobre o gênero musical "rock progressivo", destacando as criações de lavra brasileira que possam ser a ele associadas. Explorar a História, os elementos estéticos e o repertório discográfico são formas de embasar a compreensão da música popular como patrimônio cultural.
1- Entrevista com o músico, compositor e pianista Bernardo Moreira sobre rock progressivo brasileiro:
https://drive.google.com/file/d/1ep4z2KrRtAQW9a5XX3-ofQL99CGArPLW/view
2 - Podcast "Antenadxs no Podcast Progressivo"
3- Playlist na plataforma Spotify
Trabalho desenvolvido pela aluna Dayana Priscila Mesquita
Aborda o tema do colecionismo e consumo da fonografia explorando aspectos da memória social, tendo como ponto de partida a entrevista com o Tiago, que fez um relato centrado na loja de discos iniciada por seu pai.
1 - Podcast "Meu Lugar é no Museu": episódio Havia uma loja de discos aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário