terça-feira, 16 de outubro de 2018

Museu Cortejo - MUMO [Função Social dos Museus 2018]

Disciplina: FUNÇÃO SOCIAL DOS MUSEUS

PROFESSOR: LUIZ HENRIQUE GARCÍA DE ASSIS
ALUN@S: Bruno Diniz, Heloísa Hashimoto, Lorena Brandão,
      Nathália Marques, Raphael Casimiro, Rita Carvalho

HISTÓRIA E PESQUISA
                O Museu escolhido foi o Museu da Moda, que fica localizado na Rua da Bahia e que, muitas vezes, o prédio é confundido com uma igreja. É popularmente conhecido com o nome de “Castelinho da Bahia”. Nos situamos historicamente sobre a formação do MUMO e vimos que o prédio já foi diversos outros espaços, lá já se fez presente Conselho Deliberativo e Biblioteca Municipal, Sede do Sindicato Ferroviário da Central do Brasil, Museu de Mineralogia, Museu das Forças Expedicionárias Brasileira (FEB), Centro de Referência da Moda. No entanto, só fazer essa pesquisa, não satisfez os nossos anseios e marcamos uma entrevista com o museólogo do MUMO Victor Louvisi. A nossa principal pauta a ser compreendida era sobre como a instabilidade institucional afetava a fixação do MUMO no imaginário da população belo horizontina.

Formulamos perguntas que seriam direcionadas aos trabalhadores específicos do Museu, sendo eles: faxineira, porteiro, bibliotecária e museólogo. As perguntas foram pensadas e elaboradas para que a resposta fosse neutra e não comprometesse o relacionamento do entrevistado com o museu. À seguir estão alguns exemplos das perguntas realizadas: “É comum que os visitantes te façam perguntas especificamente sobre o edifício?”, “Como você informa o visitante sobre o Museu?”, “Você sabe das exposições e o objetivo delas?”, “Você frequenta o museu fora do horário de expediente?”.

Em nossa entrevista, direcionada ao museólogo da instituição, Victor Louvisi, buscamos fazer perguntas que nos fizessem compreender melhor qual o público frequentador do espaço, quais garantias a instituição teria sobre a sua permanência no local atual e quais as pretensões para com o futuro do MUMO, além de entender melhor qual o papel que o museu quer promover na sociedade.

Grupo: “Pela história do edifício e a criação do MUMO, podemos notar que os dois passaram por constantes mudanças na sua função social.  Existe no plano museológico do museu ações que tenham como objetivo combater esta instabilidade? Que busquem promover sua fixação no imaginário da cidade?” e “qual é a função social do MUMO?”.  

Em suma Victor Louvisi nos trouxe algumas considerações, como o entendimento de moda como manifestação cultural. De acordo com ele, se pretende realizar uma criação de uma política de acervo e, no momento, está repensando o plano museológico da instituição. O MUMO, a partir da fala de Louvisi, ainda está pensando em estratégias, mas que acha essencial abrir espaços de discussões com a sociedade sobre a presença do MUMO na cidade.  

As respostas mostram que existe sim uma preocupação da atual gestão com todo o processo autoritário, que as instituições públicas enfrentam. As entrevistas foram fundamentais para a compreensão da relação da instituição e seus funcionários, dado isso, procuramos apresentar a ideia do cortejo aos representantes do Museu da Moda por meio do Victor Louvisi, que se mostrou bem-disposto a fazer o cortejo acontecer, mas também ressaltou as dificuldades que poderiam aparecer durante o processo. 

       Ao começar a elaborar o cortejo, mesmo com interesse dos funcionários, enfrentamos dificuldades na elaboração da atividade com questões como datas, uso da cidade e os músicos que fariam apresentações durante o trajeto e decidimos por realizá-lo mesmo sem os músicos e dançarinos.

O CORTEJO
 Baseando-se em nossa pesquisa de campo e na busca por uma proposta de intervenção que fosse capaz de despertar o olhar da população para o Museu, surgiu a ideia de fazer um Museu Cortejo inspirado no que aconteceu no Teia da Memória do ano de 2010, com a intenção de realizar uma mobilização museal diferenciada. Através do cortejo convidamos as pessoas a conhecerem o museu da moda e debater sua posição na cidade de Belo Horizonte. Assim, a intenção foi de levar o museu para rua para que o espaço público pudesse se apropriar desse cortejo. Além disso, criamos uma conta no instagram (@museucortejo) e um e-mail (museucortejo@gmail.com) para divulgar o cortejo e ter um meio para receber um feedback das pessoas que participaram e receberam o panfleto que foi distribuído durante o cortejo. Dessa forma, compreende-se que dentro do campo da museologia social as atuações levam sempre em consideração os sujeitos, espaços, e as transformações que a museologia pode oferecer na emancipação dos mesmos.

O trabalho possibilitou um maior contato com a rotina dos funcionários, suas percepções nas questões que envolvem o autoritarismo no setor público e maneira como isso impacta de forma negativa na relação do museu com o seu entorno. Mostrou como a população se comporta diante das abordagens externas dos museus e como foram receptivas com o grupo durante o trajeto. Nosso objetivo é que o alcance do museu seja o mais amplo possível e que  todo o público e, não somente seu entorno, se sinta parte das atividades oferecidas e das discussões que são consideradas pautas pelo  Museu, desenvolvendo, assim, uma vivência capaz de despertar ações educativas patrimoniais na consciência do seu entorno e dos transeuntes,  sempre trabalhando a preservação de bens culturais por meio de políticas de emancipação dos sujeitos que fazem parte da sociedade.


REFERÊNCIAS:
        Entrevista concedida pelos funcionários do Museu da Moda aos estudantes do curso de Museologia da UFMG no dia 4 de setembro de 2018.
        GONZÁLEZ, L. Los museos como herramientas de transformación...in:JUNIOR , José do Nascimento (org.) Economia de Museus. Brasilia : MinC/IBRAM , 2010.
        ROSAS MANTECON, Ana. Usos y desusos del patrimonio cultural: retos para la inclusión social en la ciudad de México. An. mus. paul. [online]. 2005, vol.13, n.2 [cited  2014-08-19], pp. 235-256 .
VÍDEO DO CORTEJO: https://www.youtube.com/watch?v=CFRLqhH8Qok&feature=youtu.be


















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