sábado, 17 de setembro de 2016

A volta ao mundo em 80 museus - 1. Museu da História da Catalunha.

Finalmente, daquela forma inesperada que às vezes é a única, comecei hoje a coluna "A volta ao mundo em 80 museus", proposta antiga de recolher junto a diversos colaboradores material e comentários de viagens e visitas a museus pelo mundo.  

Há pouco realizamos, na disciplina Tipologia de Museus, um seminário sobre Museus Históricos, modernidade e nação, cujas leituras básicas foram as seguintes:

SANTOS, Myrian Sepulveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2006. 142 p.
SCHWARCZ, Lilia Moritz  e  DANTAS, Regina. O Museu do Imperador: quando colecionar é representar a nação. Rev. Inst. Estud. Bras. 2008, n.46 , p. 123-164.
BREFE, Ana Cláudia Fonseca. História nacional em São Paulo: o Museu Paulista em 1922. An. mus. paul.,  São Paulo ,  v. 10-11, n. 1, 2003, p. 79-103.  
L`ESTOILE, Benoît de. Museus nacionais como paradigma. In:  NACIONAL (BRASIL). Museus nacionais e os desafios do contemporâneo. Rio de Janeiro: Museu Historico Nacional, 2011. 295 p.
 

Caiu, portanto, como uma luva, o registro realizado pelo Flávio Marcus da Silva, um colega historiador muito prezado, dos tempos de graduação e mestrado. Escritor de mão cheia, apreciador da melhor literatura, e professor da FAPAM (Pará de Minas), daqueles que os alunos cobrem de merecidos elogios. Em sua passagem por Barcelona, visitou o Museu da História da Catalunha:


"Excelente passeio pela história de uma região singular, partindo do período romano (séculos III, IV e V), passando pelo domínio visigodo, pela época em que Barcelona e outras cidades da região eram governadas por condes independentes de qualquer autoridade superior (entre os séculos X e XV), pelos conflitos com a Coroa Espanhola nos séculos XVII e XVIII, até chegar à ditadura de Franco (e sua violenta perseguição aos catalães) e à atualidade. Fantástico!"









O texto de apresentação e as fotos são do próprio Flávio.

Deixo aqui meu agradecimento a ele pela contribuição, e considero que foi um ótimo começo para a coluna, que daqui pra frente deverá crescer a olhos vistos.

Faltam 79!

Nenhum comentário:

Postar um comentário