quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Visita ao Museu Nacional de Belas Artes - Havana, Cuba

Há quase um ano estive em Cuba para participar de um evento acadêmico e como sempre procuro fazer nessas ocasiões encontrei algum tempo para conhecer museus. Como o tempo era curto eu privilegiei aqueles que poderiam oferecer algum material para as aulas, como o Museu da Revolução - um museu histórico - e o Museu Nacional de Belas Artes, obviamente um museu de arte, mas é interessante notar que seu acervo não corresponde apenas ao período que antecede a Arte Moderna, como muitas vezes é o caso nos museus que utilizam a nomenclatura "Belas Artes", estendendo-se pelo século XX e incluindo aquilo que se convenciona considerar Arte Moderna e também Arte Contemporânea. A permanência de seu nome provavelmente é em razão de manter algo consolidado e tradicional [site oficial, aqui. É possível ler os textos, muitos deles ainda dispostos no sistema de encartados plastificados posicionados à entrada das salas]. Estava em cartaz uma exposição temporária de retratos, Os rostos da modernidade [aqui algumas das obras e um pequeno ensaio fotográfico a respeito]
Como segui à risca a determinação de sua direção de não tirar fotos nas salas de exposição, fiquei com anotações de obras e artistas sempre aguardando um momento oportuno para arregimentar imagens via internet e fazer uma postagem ou apresentação. Momento que, claro, não veio nunca. Acabei resolvendo na marra cumprir parcialmente o que imaginei, estimulado pelo fato de que irei retomar as aulas da disciplina Tipologia de museus amanhã para repor o que falta do cronograma, devido à ocupação e subsequente greve de professores do final do ano passado. Após alguma busca, encontrei um álbum de viagens que alguém publicou - coisa de turista mesmo - que ajuda a dar uma primeira impressão sobre o prédio e algumas obras de destacados modernistas cubanos, como Antonio Gattorno e Eduardo Abela [fotos 60-69, aqui]. Agrego também essa postagem do blog Cores Primárias, motivado por exposição de arte cubana que esteve em cartas no Museu Niemeyer, bastante informativa [aqui] . 
Encontrei também esse site da Coleção Farber de arte contemporânea cubana, onde se encontra material adicional sobre artistas e obras que estão presentes na coleção e alguns, igualmente, no acervo do Museu. Escolhi ainda um ou outro trabalho que me marcou especialmente, como esse mosaico acima da entrada principal, pelo lado de dentro.





Wifredo Lam, "The Third World" (1965, oil on canvas).












Eduardo Abela Guajiros 1937