segunda-feira, 18 de maio de 2015

Palestras da Casa de Rui Barbosa

Discussões excelentes e atuais, promovidas pela Casa de Rui Barbosa. Retirei do canal da instituição no You Tube [acesso a todo conteúdo, aqui] duas que gostei especialmente.

1) Palestra “Centros de Memória”, proferida pela professora Ana Maria de Almeida Camargo, História/USP. 13/05/2015

"Ana Maria de Almeida Camargo dá aula no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Na ocasião do dia 13, a pesquisadora na área de documentação e arquivos fala sobre a diversidade de características atribuídas aos centros de memória. Além de examinar as soluções a que recorreram, na tentativa de ajustar mecanismos preexistentes às demandas contemporaneidade. A professora também pretende discutir o alinhamento com os órgãos que os criaram; e, por fim, apresentar os elementos que poderiam compor os perfis institucionais, tornando-os mais eficientes."


2) "Espectadores y lectores frente a las pantallas: políticas para escenas emergentes". Evento no auditório da FCRB em 17 de abril de 2015.

"Ana Rosas Mantecón - antropóloga, professora e pesquisadora da Universidade Autonoma Metropolitana do México. É especialista em pesquisas sobre consumo cultural e recepção artística, com estudos sobre públicos de museus, cinema, televisão, rock, turismo cultural, representações do patrimônio arquitetônico em centros históricos, organizações que reúnem creatividade e inclusão social, assim como análises de políticas culturais urbanas. Seu próximo livro “Ir al cine. Antropologia de lós públicos” será publicado este ano pela editora Gedisa.

Nestor Garcia Canclini - professor na Universidade Autônoma Metropolitana do México. Foi professor visitante nas universidades de Austin, Duke, Nova Iorque, Stamford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Recebeu a bolsa Guggenheim e vários prêmios internacionais por seus livros, entre eles, o “book award de La Latin American Studies Association por Culturas híbridas, que foi publicado no Brasil pela EdUSP. Entre os livros editados no Brasil estão: Diferentes, desiguais e desconectados (UFRJ), Consumidores e Cidadãos (UFRJ) e A sociedade sem relato (EdUSP). Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes no  México."

sábado, 9 de maio de 2015

Uma breve história da Bienal de Veneza

O curta de Oscar Boyson “A Short History of the World’s Most Important Art Exhibition,” (Uma breve história da mais importante mostra de arte do mundo), nos leva aos bastidores do evento e contextos históricos e políticos abarcados  ao longo de sua história, intercalando uma narração tradicional, informativa, com outra mais acelerada, encadeando elementos com em um videoclipe, e ainda um terceiro fio narrativo que corre através do depoimento de artistas e curadores. 


Completo a postagem com um link para um álbum fotográfico que faz a síntese visual da edição 2015 da Bienal, publicada pelo jornal The Guardian [completo, aqui].